terça-feira, 13 de abril de 2010

Planos de aula: professora Luciana Célia Batista


Professora: Luciana Célia Batista

Meu nome é Luciana Célia Batista, sou professora do 2º ano na Esco com la Betesda Primavera.Quero relatar a experiência que tive com minha turma desenvolvendo o projeto "Identidade". Foi muito produtivo, pois tiveram a oportunidade de conhecer muito sobre a si mesmos.

Por se tratarem de crianças carentes algumas não se reconhecem, nem mesmo pelo nome (somente apelidos ), não sabem quantos anos tem, os nomes do pai ou da mãe...Com esse projeto muitos se descobriram, ao conhecer a biografia de Anita Malfalti que ficou conhecida por gostar de se retratar em suas telas.

PROJETO: IDENTIDADE


AUTORRETRATO DE ANITA MALFATI

Objetivo Geral:

O trabalho com o tema Identidade deve permitir ao aluno desenvolver o conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Objetivos Específicos:

Conhecer o seu próprio corpo e a importância dos cuidados com o mesmo.

Conhecer a história do próprio nome.

Conhecer vida e obra de Anita Malfati.

Criar tendo como inspiração a arte de Anita Malfati.

Segunda-feira

Acolhida e roda de conversa: Dinâmica do Tesouro.
Em “rodinha” iniciar de maneira descontraída e atrativa a dinâmica. O Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos. Pode ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo de sua preferência ou até mesmo um pequeno baú.
O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro. Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é o tesouro e manter segredo. Cada aluno deve olhar o tesouro e voltar ao lugar sem poder contar o que viu. Esta é a regra da brincadeira: Manter segredo.
Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
Professora fique atenta a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, observando para que não falem o que é o tesouro enquanto todos não olharem. Faça a roda de conversa depois que todos tiverem descoberto o tesouro:
O que vocês viram dentro da caixa?
É um tesouro mesmo?
Descobriram que tesouro é esse?
Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas deixe que se expressem.

QUAL É O SEU NOME?
Marco Antonio Hailer
TODO MUNDO TEM UM NOME.
DIGA LÁ QUAL É O SEU.
MARIANA, RODRIGO, JÚLIA OU ANDRÉ,
O SEU NOME, QUAL É QUE É?
EU TENHO UMA TIA QUE SE CHAMA RAIMUNDA.
ELA TEM COCEIRA NA PONTA DO PÉ.
QUANDO ELA TIRA O SEU SAPATO,
AI, MEU DEUS, MAS QUE CHULÉ!
E FIZ UM A, E FIZ UM N,
E FIZ UM G,
E FIZ UM E, E FIZ UM L,
E FIZ UM A,
O QUE É QUE DÁ? ÂNGELA!
E FIZ UM R, E FIZ UM O,
E FIZ UM M,
E FIZ UM E, E FIZ UM U,
E NO FINAL O QUE É QUE DEU?
ROMEU!
Após terminar a leitura entregue os crachás com os nomes de cada aluno e diga que vão usá-los todos os dias durante a aula. Explicar sobre os crachás e dizer que no mesmo está escrito o seu nome para que o professor e outras pessoas da escola possam identificá-los e chamá-los pelo nome de forma correta.



Esta é uma foto de Anita Malfati.
Anita Catarina Malfati foi um grande artista que nasceu em São Paulo, no ano de 1896.
Anita era uma pintora. Começou a estudar pintura com 13 anos. Sabe quem foi sua primeira professora?
Sua mãe, que também era pintora.
Com 16 anos, foi estudar artes na Alemanha e em
Paris. Quando voltou ao Brasil, fez sua 1ª exposição.


O quadro mais famoso de Anita foi “O Farol - 1915”.
Anita demorou para ser reconhecida como boa pintora. Algumas pessoas não entendiam sua forma de pintar.
Anita Malfati pintou também o seu autorretrato, pois nos tempos passados isso era uma maneira de se expressarem. Observe abaixo o seu autorretrato.

O autorretrato é um desenho de si mesmo. Anita fez um desenho dela mesma. Vocês já fizeram um desenho de vocês? Vamos fazer um?
Para os alunos fazerem o seu autorretrato disponibilize na sala: tinta guache, pincel, lápis, canetinha, lápis de cor, giz de cera, e outros materiais que tiver disponível na escola, para que os alunos se sintam verdadeiros pintores.
Peça que cada um faça o seu retrato. Após terminarem, faça um círculo na sala, cada um com seu autorretrato na mão, peça que expliquem como pintaram, como ficou a pintura e se ficou bem parecido com você.
Este autorretrato é o outro produto final do tema, guarde-os na caixa de memórias.

ESCOLA MUNICIPAL_______________________________________________
ANÁPOLIS, _______________________________________________________
PROFESSORA: ____________________________________________________
ALUNO (A): ___________________________________________ANO: _______

1- PINTE AS FIGURAS COM A COR CORRETA:

MEUS OLHOS: MEUS CABELOS:

2 - ESCREVA O SEU NOME DA FORMA QUE VOCÊ SABE:

3 - QUANTAS LETRAS TÊM O SEU NOME?
_________________________________________________________________

4 – ESCREVA O SEU NOME, CONTE AS LETRAS E COLE UMA BOLINHA DE PAPEL DA SUA COR PREFERIDA PARA CADA LETRA:

OUTRA BOA ATIVIDADE

ESCOLA MUNICIPAL_______________________________________________
ANÁPOLIS, _______________________________________________________
PROFESSORA: ____________________________________________________
ALUNO (A): ___________________________________________ANO: _______


MEU NOME É?____________________________________________________

TENHO ________________________ ANOS. NASCI NO DIA ____/____/____.

MEU ENDEREÇO É: _________________________________________________________________

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

MEU TELEFONE É: ________________________________________________

O NOME DA MINHA MÃE É _________________________________________

O NOME DO MEU PAI É ____________________________________________

EU TENHO ______________________ IRMÃOS.

MINHA ALTURA É: _________________________________________________

MEU PESO É: _____________________________________________________

COR DOS MEUS OLHOS: ___________________________________________

COR DOS MEUS CABELOS: _________________________________________

AGORA DESENHE VOCÊ:

(Projeto sugerido pela Coordenação Pedagógica da Prefeitura Municipal de Anápolis-GO)

- Vamos aprender uns palavrões?

OXÍTONA PAROXÍTONA PROPAROXÍTONA

Calma! Para estas palavras tem uma explicação. Observe os nomes dos colegas que você escolheu. Alguma sílaba forte foi a última sílaba? Estas palavras chamamos de oxítona. Alguma sílaba forte foi a penúltima sílaba? Estas palavras chamamos de paroxítona. Alguma sílaba forte foi a antepenúltima sílaba? Estas palavras chamamos de proparoxítona.

Vamos brincar com os nomes abaixo e descobrir a sílaba forte. Ligue corretamente:

João proparoxítona

Davi

Amanda oxítona

Letícia

Jiácomo paroxítona

Kárita

Nenhum comentário:

Postar um comentário