domingo, 11 de abril de 2010

Planos de aula: professora Cleibianne de Souza Santos

Professora: Cleibianne de Souza Santos

Planos de aula/ reciclagem

ACOLHIDA: brincadeira-sorriso milhonário

Como jogar: Material: bolinhas de papel amassado.Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.

LEITURA COMPARTILHADA:

Papel : Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.Não são : adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados, plastificados.

Metal : Latas de alumínio (ex. latas de bebidas),latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros...Não são : clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas.

Plástico : Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.Não são : cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos, espuma.

Vidro : Podem ser inteiros ou quebrados.Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.Não são : espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.


COPIAR NO QUADRO:

Cada um no teu lugar

No ar ou no ninho, o lugar do passarinho.

No mar ou no rio, o lugar do peixinho.

Na terra ou na água, o lugar da planta.

Tudo em teu lugar...

Um lugar pro lixo não pode faltar.

O lixo no lixo vamos colocar.

E da nossa saúde vamos cuidar....

INTERPRETANDO...

1- Qual o assunto do texto?

2-O que é lixo?

3-Qual o lugar do lixo?

4-Ilustre o texto:
Planos de aula/ A lista
Levar a musica e a letra:
A Lista
Composição: Oswaldo Montenegro
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar...
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Quantos amigos você jogou fora?
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender?
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Quantas mentiras você condenava?
Quantas você teve que cometer?
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver?
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você?
Questionar com os alunos as estrofes do poema e sugerir que eles recriem sua própria lista.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
(Jean Piaget)
OUTRA SUGESTAO DE ATIVIDADES: COMO TRABALHAR UMA FABULA:

Hora da leitura:

Daremos início ao trabalho com fábulas. Entregue uma cópia do texto abaixo para cada aluno. Façam uma leitura prévia, depois, deixe que a turma leia em voz alta (cada um pode ler uma frase). Após a leitura faça uma interpretação oral com a turma sobre os aspectos relevantes do texto:

  • Assunto abordado;
  • Fonte;
  • Palavras novas;
  • De quais autores apresentados no texto os alunos já ouviram falar?
  • Conhecem alguma fábula? Quais?

Esopo ficou famoso pelas suas narrativas curtas com fundo moral e que têm como personagens animais que se comportam como humanos, falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons. Os textos escritos por Esopo são chamados de FÁBULAS.

QUEM FOI ESOPO?

Esopo viveu na Grécia Antiga, época em que a arte e a literatura floresciam na região (séc. IV a.C). Era um escravo que foi capturado numa guerra e teve dois donos até ser comprado por Jadmo de Samos. Este ficou tão encantado pelas fábulas do escravo que lhe deu a liberdade. Livre, viajou por vários lugares espalhando as suas histórias.

A Grécia criou um sistema de governo de Pólis, ou Cidades-Estado, que possuíam autonomia administrativa (governo próprio). A sua riqueza provinha do comércio entre as colônias e também com outros reinos. O sistema político beneficiava apenas os ricos, o que deu margem a muitas trapaças e conspirações. Foi nesse ambiente que Esopo divulgou as suas fábulas de fundo moral, sendo admirado e aceito por todos os cidadãos da época.

Foi morto na ilha de Delfos. Esopo ficou famoso pelas suas narrativas curtas com fundo moral e que têm como personagens animais que se comportam como humanos, falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons.

Outros escritores de fábulas famosos são La Fontaine (séc.XVII, na França), Leonardo Da Vinci (séc. XV, na Itália) e Monteiro Lobato (início do séc. XX, no Brasil).

www.anossaescola.com

Atividade 1: Trabalhando com o texto

1- O texto lido dá-nos a definição de fábula além de apresentar informações sobre os mais famosos autores desse tipo de texto.

Nas linhas abaixo, de acordo com o que você entendeu, dê uma definição para fábula.

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2- Relacione as informações de acordo com o texto:

(1) Esopo ( ) França, séc. XVII

(2) La Fontaine ( ) Grécia, séc, IV a.C.

(3) Leonardo da Vinci ( ) Brasil, início do séc. XX

(4) Monteiro Lobato ( ) Itália, séc. XV

3- O texto nos diz que na Grécia antiga (séc. IV a.C.) o sistema político privilegiava apenas as pessoas ricas. Há quanto tempo isso aconteceu? Você acha que esse fato ainda prevalece na sociedade atual? Explique.

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4- Vamos recordar um pouco sobre FRASE e ORAÇÃO.

A. Fábulas maravilhosas!

B. Histórias incríveis!

C. Fábulas são textos com fundo moral.

D. Os personagens das fábulas, geralmente, falam como seres humanos.

Das frases acima, alguma ficou sem sentido, sem ser compreendida?

Sublinhe de vermelho as frases cujo sentido está completo.

Agora circule os verbos das frases.



2 comentários:

  1. Olá, meninas. Amei o blog. Vocês entenderam a proposta e agora o EDUCAÇÃO E LINGUAGENS é mais uma rica fonte de pesquisa e troca de ideias entre as pessoas que tem compromisso com a educação. Estou orgulhosa de vocês. Bjs

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  2. E eu Amo a professora que fez esta aula...

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