
Como jogar: Material: bolinhas de papel amassado.Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
LEITURA COMPARTILHADA:
Papel : Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.Não são : adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados, plastificados.
Metal : Latas de alumínio (ex. latas de bebidas),latas de aço (ex. latas de óleo, sardinha, molho de tomate), tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadros...Não são : clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas e pilhas.
Plástico : Tampas, potes de alimentos (margarina), frascos, utilidades domésticas, embalagens de refrigerante, garrafas de água mineral, recipientes para produtos de higiene e limpeza, PVC, tubos e conexões, sacos plásticos em geral, peças de brinquedos, engradados de bebidas, baldes.Não são : cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas (ex. alguns salgadinhos), isopor, adesivos, espuma.
Vidro : Podem ser inteiros ou quebrados.Tampas, potes, frascos, garrafas de bebidas, copos, embalagens.Não são : espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.
COPIAR NO QUADRO:
Cada um no teu lugar
No ar ou no ninho, o lugar do passarinho.
No mar ou no rio, o lugar do peixinho.
Na terra ou na água, o lugar da planta.
Tudo em teu lugar...
Um lugar pro lixo não pode faltar.
O lixo no lixo vamos colocar.
E da nossa saúde vamos cuidar....
INTERPRETANDO...
1- Qual o assunto do texto?
2-O que é lixo?
3-Qual o lugar do lixo?
4-Ilustre o texto:
Hora da leitura:
Daremos início ao trabalho com fábulas. Entregue uma cópia do texto abaixo para cada aluno. Façam uma leitura prévia, depois, deixe que a turma leia em voz alta (cada um pode ler uma frase). Após a leitura faça uma interpretação oral com a turma sobre os aspectos relevantes do texto:
- Assunto abordado;
- Fonte;
- Palavras novas;
- De quais autores apresentados no texto os alunos já ouviram falar?
- Conhecem alguma fábula? Quais?
Esopo ficou famoso pelas suas narrativas curtas com fundo moral e que têm como personagens animais que se comportam como humanos, falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons. Os textos escritos por Esopo são chamados de FÁBULAS. |
QUEM FOI ESOPO? Esopo viveu na Grécia Antiga, época em que a arte e a literatura floresciam na região (séc. IV a.C). Era um escravo que foi capturado numa guerra e teve dois donos até ser comprado por Jadmo de Samos. Este ficou tão encantado pelas fábulas do escravo que lhe deu a liberdade. Livre, viajou por vários lugares espalhando as suas histórias. A Grécia criou um sistema de governo de Pólis, ou Cidades-Estado, que possuíam autonomia administrativa (governo próprio). A sua riqueza provinha do comércio entre as colônias e também com outros reinos. O sistema político beneficiava apenas os ricos, o que deu margem a muitas trapaças e conspirações. Foi nesse ambiente que Esopo divulgou as suas fábulas de fundo moral, sendo admirado e aceito por todos os cidadãos da época. Foi morto na ilha de Delfos. Esopo ficou famoso pelas suas narrativas curtas com fundo moral e que têm como personagens animais que se comportam como humanos, falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons. Outros escritores de fábulas famosos são www.anossaescola.com |
Atividade 1: Trabalhando com o texto
1- O texto lido dá-nos a definição de fábula além de apresentar informações sobre os mais famosos autores desse tipo de texto.
Nas linhas abaixo, de acordo com o que você entendeu, dê uma definição para fábula.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(2)
(3) Leonardo da Vinci ( ) Brasil, início do séc. XX
(4) Monteiro Lobato ( ) Itália, séc. XV
|
Olá, meninas. Amei o blog. Vocês entenderam a proposta e agora o EDUCAÇÃO E LINGUAGENS é mais uma rica fonte de pesquisa e troca de ideias entre as pessoas que tem compromisso com a educação. Estou orgulhosa de vocês. Bjs
ResponderExcluirE eu Amo a professora que fez esta aula...
ResponderExcluir