domingo, 11 de abril de 2010

Plano de aula/professora Jaqueline Pontieri

Professora: Jaqueline Pontieri
plano de aula/minitextos


Agrupar crianças de acordo sua hipótese de escrita em grupos de 4 alunos, elegendo entre eles um coordenador para o grupo.




As crianças receberão uma figura e deverão completar o texto para dar sentidos a ele .

Depois da fase de completar passa para a parte de revisão do professor, onde deverá tirar as dúvidas e corrigir a ortografia e a gramática.
Os textos podem ser encadernados e a capa pode ser feita numa aula de artes.
LEMBRETE:
Este projeto deverá ser realizado quando as crianças já estiverem em hipóteses de escrita silábica alfabética ou alfabética.



CAIXINHA MÁGICA DE SURPRESA
Nas salas de series iniciais da um aspecto importante na apresentação do alfabeto.
Materiais: caixinha com tampa e alfabeto ilustrado.
Procedimento: sugiro que se coloque mini cartazes do alfabeto dentro de uma caixa colorida e va retirando letra por letra, em ordem alfabética. Em seguida, mostre aos alunos e explore o conhecimento da turma a respeito das letras do alfabeto.
Após a apresentação de todas as letras deve-se guardar novamente as letras na caixa para no dia seguinte afixar em sala o alfabeto repetindo a dinâmica.






COISAS QUE APRENDEMOS COM A PEDAGOGIA...

Para Piaget a inteligência é construída e não herdada. Com o conhecimento do homem em seu meio, o individuo vai descobrindo novas coisas que possibilita a ele agir, interagir e se desenvolver física e mentalmente. Piaget, em resumo diz que a educação é provocada se houver estímulos no individuo.
Vygotisky fez importantes criticas `a vis o presente tanto na Psicologia como Pedagogia, que considera o aprendizado da escrita apenas como habilidade motora. O que se ensina dessa forma `as crianças é a desenhar as letras, mas sem compromisso com a linguagem e o letramento. Vygotysky identificou 2 niveis de desenvolvimento um se refere `as conquistas dos niveis de desenvolvimento real para se chegar ao potencial.

Depoimento das professoras Cristina de Brito e Jaqueline Pontieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário