domingo, 11 de abril de 2010

Planos de aula: De professora Jovelina D. Batista.

professora Jovelina D. Batista.
Projeto Pequenos Leitores, Grandes Escritores
" Uma aula não é algo se dá, mas algo que se faz, ou melhor, que professores e alunos fazem juntos. Afirmar que fazem juntos não significa, absolutamente, dizer que fazem de maneira igual. É na diferença e na reciprocidade de papéis que vai se constituido o evento que se chama aula" (RIOS,2006,P.75).

A afirmação de Rios me leva a pensar sobre a importância do professor aprender a identificar e lidar com as dificuldades que surgem no decorrer das suas práticas pedagógicas.
Tive a oportunidade de trabalhar no ano de 2009 o"Projeto Pequenos Leitores, Grandes Escritores", no qual fizemos a opção por ler obras de Ana Maria Machado e Mário Quintana,sendo cada autor estudando em um semestre respectivamente.
O projeto surgiu da idéia de desenvolver uma atividade lúdica que possibilitasse aos alunos desenvolver o hábito de ler ampliando os seus conhecimentos e habilidades.
No período inicial de execução do projeto, percebi que os alunos não conheciam o autor estudado tendo essa informação, dei início ao projeto com estudo dos dados biográficos do autor em foco, promovendo em sala de aula a leitura da biografia, o diálogo e a troca de informações entre os alunos.
A atividade permitiu aos alunos uma proximidade e percepção do autor, enquanto ser huma o, facilitando o interesse pela atividade proposta. Já na segunda fase dei inicio a leitura de algumas obras da autora ( Ana Maria Machado ), primeiro por mim, depois em grupo e tabém de forma individual. Na terceira fase começamos as produção textuais tendo sempre o cuidado de fazer um reconto coletivo com o objetivo de enriquecer o trabalho.
Através do trabalho escrito criar um texto com inicio, meio e fim, as palavras apresentavam-se soltas e com muitos erros de português. Neste momento foi necessário algumas intervenções como correção coletiva.
Na quarta fase foram produzidos desenhos e pinturas tendo como ponto de partida ilustrações das obras estudadas. Sendo que os desenhos conseguiram expressar o que os alunos pretendiam com a atividde, demonstrando criatividade. Os jovens conseguiram identificar alguns elementos da linguagem visual presentes nos seus desenhos... Alguns, estilizaram os seus desenhos, outros tiveram dificuldade e optaram por fazer outro desenho que, visualmente se remetia à ilustração. Desenharam cenas diversas tendo como referência as obras estudadas.
O projeto estruturou-se em cinco momentos significativos. Na primeira fase do projeto foi disponibilizado aos alunos dados biográficos. Na segunda fase do projeto, dando continuamente ao conteúdo trabalhando anteriormente, optamos pela leitura de algumas obras observando os elementos da linguagem verbal e visual. Esses momentos possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos, a reflexão das prácas de leitura e o redimensionamento das ações pedagógico.
Na terceira fase, deu-se a produção textual, sendo que nesta fase foi gasto a maior do tempo pois foi necessário fazer a correção coletiva de alguns textos. Na quarta fase foram produzidas as ilustrações onde também necessitamos de muito tempo, pois as criaças acharam muito prazeroso este momento. Na quinta e fase fizemos e exposição da coletânea para a comunidade escolar durante a conclusão das atividades escolares.
Aprendi muito com o desenvolvimento deste projeto, avaliando e reavaliando constantemente, abrindo possibilidades de reflexão sobre os acervos e erros vividos durante a experiência. É assim que a Educação se faz. Observei que, com a leitura, a habilidade de escrever tornou-se mais fácil e apimorada. Também que narrar e contar histórias não era mais um "bicho de sete cabeças" e os alunos adquiriram maior segurança frente à realização do trabalho.
Depoimento da professora Jovelina D. Batista.

UMA ATIVIDADE LEGAL DE LEITURA....

Momento da leitura: Faça cópia da música, distribua para seus alunos. Cantem acompanhando a música no CD. Em seguida peça que cantem e dancem sugerindo uma coreografia. Esta é uma música bem conhecida deles, com certeza eles vão saber alguns passos e como este é um momento de descontração, deixe que criem suas coreografias, que poderão ser apresentadas posteriormente para toda a escola. Dança das caveiras

Disponível : http://pt.wikibooks.org/wiki/Brincadeiras_a_qualquer_hora/Dan%C3%A7a_das_caveiras

Tumbalacatumba

Xuxa

Tumbalacatumba

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta...

Quando o relógio bate a uma,
Todas as caveiras saem da tumba;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as duas,
Todas as caveiras pintam as unhas;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as três,
Todas as caveiras imitam chinês;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as quatro,
Todas as caveiras tiram retrato;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as cinco,
Todas as caveiras apertam os cintos;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as seis,
Todas as caveiras jogam xadrez;

Todas as caveiras jogam xadrez;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as sete,
Todas as caveiras imitam a Ivete;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as oito,
Todas as caveiras comem biscoito;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as nove,
Todas as caveiras vestem short;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as dez,
Todas as caveiras comem pasteis;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as onze,
Todas as caveiras se escondem;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.

Quando o relógio bate as doze,
Todas as caveiras voltam pra tumba;

Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba

Bate – Papo: Se possível, use o esqueleto real ou cartaz do mesmo e converse com seus alunos sobre o sistema ósseo. Explique a importância dos ossos para a formação do corpo, não se esquecendo de retratar o tema do mês durante esta conversa, afinal ossos saudáveis requer boa alimentação, exercícios físicos, banhos de sol etc. Pergunte a seus alunos se sabem quantos ossos formam o corpo humano, quais ossos do corpo eles conhecem, se alguém já teve alguma fratura óssea, quanto tempo ficou impossibilitado de andar por causa disso, etc. Enfatize a importância do esqueleto para a sustentação do corpo.

Registro do Bate – Papo: Nosso colega abaixo dançou tanto o rock das caveiras que acabou se desarticulando todo. Vamos ajudá-lo a se recompor novamente. Afinal esqueleto sem ossos não pára em pé, não é verdade. Recorte e monte o esqueleto abaixo.

ATIVIDADES

OSSOS: O ESQUELETO

Você com certeza é uma criança saudável, que brinca, se movimenta... e deve adorar praticar esportes, fazer embaixadinhas ! Mas o que o corpo precisa ter para que alguém possa fazer embaixadas?

Primeiro, para ficar de pé, é preciso ter ossos. A não ser que você seja um boneco inflável. E por falar em ossos... é preciso um batalhão deles para compor um ser humano. O esqueleto é formado por 200 ossos! Ele é a estrutura do corpo, quem dá força ao organismo e protege os órgãos internos. Com um grande espírito de equipe, os ossos trabalham todo o tempo em conjunto, e têm uma boa ajuda das cartilagens, que são os tecidos mais maleáveis que ajudam na ligação entre os ossos.

Vamos então fazer uma viagem por alguns ossos do nosso corpo?

Crânio: é o conjunto de ossos que envolvem e protegem o cérebro. Ao crânio está encaixada a mandíbula, que se mexe quando você mastiga, ri, conversa, etc.

A clavícula é o osso que envolve o pescoço e os ombros, sendo muito fácil de quebrar.

As escápulas (antigamente chamadas de omoplatas) sustentam os ombros. Se fôssemos anjos, as asas cresceriam aí.

Os 12 pares de costelas são um grupo especial no batalhão dos ossos. Elas são os seguranças do coração e do pulmão. Para proteger esses órgãos, elas formam a caixa torácica, com a ajuda do esterno, o osso do peito. As costelas são elásticas e se movimentam quando enchemos o pulmão de ar.

Coluna vertebral (espinha dorsal): também é flexível. Ainda bem , pois se não fosse, como você amarraria o sapato? Como olharia para trás, quando seu melhor amigo está chamando você? A coluna é formada por uma porção de ossinhos chamados vértebras, empilhados um em cima do outro, com a ajuda de articulações e ligamentos. O nome do último ossinho da coluna vertebral é cóccix.

Outro conjunto de ossos forma a bacia, nossa "cadeira" natural. Fazem parte dela os ossos do quadril - protetores dos nossos rins, por exemplo.

Um esqueleto não se move sozinho (a não ser em desenho animado). Para todos os nossos movimentos: andar, comer, escrever... Precisamos dos músculos, que fazem um trabalho em conjunto com o esqueleto. Esse conjunto recebe o nome de musculatura esquelética.

Interagindo com o texto:

1) Certamente você já aprendeu que existem algumas palavras que dão nomes aos seres, pessoas, objetos, etc. Essas palavras pertencem a um grupo gramatical da nossa Língua Portuguesa: os substantivos. No texto que acabamos de ler existem, por exemplo:

a) substantivos comuns: são aqueles que designam seres de uma mesma espécie, como os nomes de alguns ossos. Escreva-os nas linhas abaixo:

_________________________________________________________________

b) substantivos coletivos: são aqueles que representam um conjunto (ou coleções) de seres ou objetos de uma mesma espécie. Exemplo: Você gosta de colecionar réplicas de aviões, então os aviões colecionados vão formar uma esquadrilha.

· O texto afirma que é preciso um batalhão de ossos para formar um ser humano. A palavra batalhão, foi usada pelo autor, para indicar que é preciso _________________para formar o ser humano.

· Mas na verdade, a palavra batalhão indica no coletivo uma quantidade maior de:

( ) soldados ( ) ladrões ( ) alunos

· Os vários ossos que formam o nosso corpo formam um conjunto que também é um coletivo, que é o ________________________________________.

ATIVIDADES SOBRE ALIMENTACAO

1) Leia o texto abaixo com bastante atenção:

Pirâmide alimentar

Pirâmide alimentar é a representação de uma alimentação saudável. Alimentos em sua base são as fontes primárias, ou seja, que devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados ou até mesmo evitados.

Começando pela base da pirâmide: é nela que estão os alimentos ricos em carboidratos como pães, massas, cereais e arroz. Por estarem compreendidos no maior grupo de alimentos devem ser ingeridos em maiores quantidades durante o dia, pois são importantes fontes de energia.

Disponível em: http://criancagenial.blogspot.com/

Interagindo com o texto:

1) De acordo com o que acabou de ler é muito importante ingerir alimentos saudáveis e diversificados, evitando excessos em gorduras e doces. Agora, construa a sua pirâmide alimentar, baseada na sua rotina alimentar. Depois compare com a pirâmide do texto e certifique se está tendo uma dieta saudável e responda as questões abaixo:


a) Estou tendo uma alimentação saudável e natural obedecendo às porções recomendadas?________________________________________________

b) Os alimentos que mais consumo durante o dia são: ______________________________________________________

c) Os alimentos industrializados que consumo são: ________________________________________________________________

d) Uma boa alimentação deve conter principalmente os seguintes alimentos:__________

2) Juntamente com seus colegas e professor, descubra se sua turma está se alimentando corretamente ou não. Para isso, construam um gráfico baseado nas informações da atividade anterior.


a) Qual é o alimento mais consumido pela turma? ___________________________

b) Que alimento é o menos consumido? ___________________________________

c) Dos alunos do 4º ano ____, quantos consomem:

( ) peixe ( ) frutas ( ) verduras ( ) legumes

d) Na opinião de vocês, esta turma tem uma alimentação saudável ou não? __________

e) De acordo com a pirâmide, quais alimentos estão sendo consumidos mais que o indicado?____________________________________________________________

f) O excesso dos mesmos pode acarretar algum problema para a saúde? Quais?

________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário