
Momento da leitura: Faça cópia da música, distribua para seus alunos. Cantem acompanhando a música no CD. Em seguida peça que cantem e dancem sugerindo uma coreografia. Esta é uma música bem conhecida deles, com certeza eles vão saber alguns passos e como este é um momento de descontração, deixe que criem suas coreografias, que poderão ser apresentadas posteriormente para toda a escola. Dança das caveiras
Disponível : http://pt.wikibooks.org/wiki/Brincadeiras_a_qualquer_hora/Dan%C3%A7a_das_caveiras
Tumbalacatumba
Tumbalacatumba
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta...
Quando o relógio bate a uma,
Todas as caveiras saem da tumba;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as duas,
Todas as caveiras pintam as unhas;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as três,
Todas as caveiras imitam chinês;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as quatro,
Todas as caveiras tiram retrato;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as cinco,
Todas as caveiras apertam os cintos;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as seis,
Todas as caveiras jogam xadrez;
Todas as caveiras jogam xadrez;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as sete,
Todas as caveiras imitam a Ivete;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as oito,
Todas as caveiras comem biscoito;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as nove,
Todas as caveiras vestem short;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as dez,
Todas as caveiras comem pasteis;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as onze,
Todas as caveiras se escondem;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta.
Quando o relógio bate as doze,
Todas as caveiras voltam pra tumba;
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba tumba ta,
Tumbalacatumba
Bate – Papo: Se possível, use o esqueleto real ou cartaz do mesmo e converse com seus alunos sobre o sistema ósseo. Explique a importância dos ossos para a formação do corpo, não se esquecendo de retratar o tema do mês durante esta conversa, afinal ossos saudáveis requer boa alimentação, exercícios físicos, banhos de sol etc. Pergunte a seus alunos se sabem quantos ossos formam o corpo humano, quais ossos do corpo eles conhecem, se alguém já teve alguma fratura óssea, quanto tempo ficou impossibilitado de andar por causa disso, etc. Enfatize a importância do esqueleto para a sustentação do corpo.
Registro do Bate – Papo: Nosso colega abaixo dançou tanto o rock das caveiras que acabou se desarticulando todo. Vamos ajudá-lo a se recompor novamente. Afinal esqueleto sem ossos não pára em pé, não é verdade. Recorte e monte o esqueleto abaixo.
ATIVIDADES
OSSOS: O ESQUELETO
Você com certeza é uma criança saudável, que brinca, se movimenta... e deve adorar praticar esportes, fazer embaixadinhas ! Mas o que o corpo precisa ter para que alguém possa fazer embaixadas?
Primeiro, para ficar de pé, é preciso ter ossos. A não ser que você seja um boneco inflável. E por falar em ossos... é preciso um batalhão deles para compor um ser humano. O esqueleto é formado por 200 ossos! Ele é a estrutura do corpo, quem dá força ao organismo e protege os órgãos internos. Com um grande espírito de equipe, os ossos trabalham todo o tempo em conjunto, e têm uma boa ajuda das cartilagens, que são os tecidos mais maleáveis que ajudam na ligação entre os ossos.
Vamos então fazer uma viagem por alguns ossos do nosso corpo?
A clavícula é o osso que envolve o pescoço e os ombros, sendo muito fácil de quebrar.
As escápulas (antigamente chamadas de omoplatas) sustentam os ombros. Se fôssemos anjos, as asas cresceriam aí.
Os 12 pares de costelas são um grupo especial no batalhão dos ossos. Elas são os seguranças do coração e do pulmão. Para proteger esses órgãos, elas formam a caixa torácica, com a ajuda do esterno, o osso do peito. As costelas são elásticas e se movimentam quando enchemos o pulmão de ar.
Coluna vertebral (espinha dorsal): também é flexível. Ainda bem , pois se não fosse, como você amarraria o sapato? Como olharia para trás, quando seu melhor amigo está chamando você? A coluna é formada por uma porção de ossinhos chamados vértebras, empilhados um em cima do outro, com a ajuda de articulações e ligamentos. O nome do último ossinho da coluna vertebral é cóccix.
Outro conjunto de ossos forma a bacia, nossa "cadeira" natural. Fazem parte dela os ossos do quadril - protetores dos nossos rins, por exemplo.
Um esqueleto não se move sozinho (a não ser em desenho animado). Para todos os nossos movimentos: andar, comer, escrever... Precisamos dos músculos, que fazem um trabalho em conjunto com o esqueleto. Esse conjunto recebe o nome de musculatura esquelética.
Interagindo com o texto:
1) Certamente você já aprendeu que existem algumas palavras que dão nomes aos seres, pessoas, objetos, etc. Essas palavras pertencem a um grupo gramatical da nossa Língua Portuguesa: os substantivos. No texto que acabamos de ler existem, por exemplo:
a) substantivos comuns: são aqueles que designam seres de uma mesma espécie, como os nomes de alguns ossos. Escreva-os nas linhas abaixo:
_________________________________________________________________
b) substantivos coletivos: são aqueles que representam um conjunto (ou coleções) de seres ou objetos de uma mesma espécie. Exemplo: Você gosta de colecionar réplicas de aviões, então os aviões colecionados vão formar uma esquadrilha.
· O texto afirma que é preciso um batalhão de ossos para formar um ser humano. A palavra batalhão, foi usada pelo autor, para indicar que é preciso _________________para formar o ser humano.
( ) soldados ( ) ladrões ( ) alunos
· Os vários ossos que formam o nosso corpo formam um conjunto que também é um coletivo, que é o ________________________________________.
ATIVIDADES SOBRE ALIMENTACAO
1) Leia o texto abaixo com bastante atenção:
Pirâmide alimentar
Pirâmide alimentar é a representação de uma alimentação saudável. Alimentos em sua base são as fontes primárias, ou seja, que devem estar presentes em maior quantidade, enquanto o topo é constituído por alimentos que devem ser moderados ou até mesmo evitados.
Começando pela base da pirâmide: é nela que estão os alimentos ricos em carboidratos como pães, massas, cereais e arroz. Por estarem compreendidos no maior grupo de alimentos devem ser ingeridos em maiores quantidades durante o dia, pois são importantes fontes de energia.
Disponível em: http://criancagenial.blogspot.com/
1) De acordo com o que acabou de ler é muito importante ingerir alimentos saudáveis e diversificados, evitando excessos em gorduras e doces. Agora, construa a sua pirâmide alimentar, baseada na sua rotina alimentar. Depois compare com a pirâmide do texto e certifique se está tendo uma dieta saudável e responda as questões abaixo:
a) Estou tendo uma alimentação saudável e natural obedecendo às porções recomendadas?________________________________________________
b) Os alimentos que mais consumo durante o dia são: ______________________________________________________
c) Os alimentos industrializados que consumo são: ________________________________________________________________
d) Uma boa alimentação deve conter principalmente os seguintes alimentos:__________
2) Juntamente com seus colegas e professor, descubra se sua turma está se alimentando corretamente ou não. Para isso, construam um gráfico baseado nas informações da atividade anterior.
a) Qual é o alimento mais consumido pela turma? ___________________________
b) Que alimento é o menos consumido? ___________________________________
d) Na opinião de vocês, esta turma tem uma alimentação saudável ou não? __________
e) De acordo com a pirâmide, quais alimentos estão sendo consumidos mais que o indicado?____________________________________________________________
________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário